Na terça-feira, 8 de setembro, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, apresentou o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020.
Entre as principais mudanças está o uso obrigatório de máscara na hora da votação, o horário estendido com o objetivo de evitar as filas, além do uso de canetas próprias para cada eleitor assinar o caderno de votação.
As novas medidas foram elaboradas de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS, respeitando as regras sanitárias impostas pela pandemia de Covid19.
Para isso, todas as seções eleitorais vão ter álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação.
Os mesários receberão máscaras e álcool em gel para proteção individual. Também foi feita a indicação para que, se possível, o eleitor não leve crianças na hora de votar.
Nos locais de votação, o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Uma importante novidade é relativa ao tempo de votação, que será estendido em uma hora. Desta maneira, começará mais cedo, das 7h às 17h. Porém, o horário das 7h às 10h será preferencial para maiores de 60 anos, evitando o contato muito grande entre quem faz parte do grupo de risco e quem não está.

Confira o passo a passo elaborado pelo TSE para assegurar a saúde do eleitor na hora da votação:

TSE | Tribunal Superior Eleitoral

1
Entre na seção eleitoral e fique na frente da mesa;
2
Mostre seu documento oficial com foto em direção ao mesário;
3
Após o mesário ler em voz alta o seu nome, confirme que é você;
4
Guarde o documento;
5
Limpe as mãos com álcool em gel;
6
Assine o caderno de votação;
7
Se precisar do comprovante de votação, solicite ao mesário;
8
Quando a urna for liberada, dirija-se à cabine de votação;
9
Digite os números dos candidatos;
10
Na saída, limpe as mãos com o álcool em gel novamente.

Deixar uma resposta

Que falar com o PSL Mulher?

Para entrar em contato, clique aqui ou utilize nossos canais de relacionamento.

+ 55 (61) 3039-9140

redes@plsmulher.org.br